18 de maio

GDF - Administrações Regionais
18/09/23 às 10h53 - Atualizado em 15/05/24 às 13h24

Regularização fundiária da Fercal foi tema da segunda etapa do Câmara nas Cidades

Dando continuidade ao projeto “Câmara nas Cidades” que, desta vez, se debruçou sobre os problemas da Fercal – próxima a Sobradinho II, na região norte do Distrito Federal –, uma audiência pública da Câmara Legislativa debateu a regularização fundiária daquela região administrativa na tarde desta sexta-feira (15).

Requerido pela Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) e Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) da CLDF, o debate reuniu moradores, líderes comunitários e representantes de vários órgãos governamentais.

Na primeira etapa do “Câmara nas Cidades”, nesta quinta-feira (14), os deputados distritais ouviram reivindicações da população da Fercal, que reclamou da falta de equipamentos públicos. Hoje, ao abrir o evento, a deputada Paula Belmonte (Cidadania) lembrou que a instalação dos serviços depende da regularização fundiária.

Já o deputado Rogério Morro da Cruz (sem partido), que coordenou parte da audiência, anunciou a formação da Frente Parlamentar da Regularização Fundiária da Câmara Legislativa. “Precisamos ter mais elementos para fundamentar possíveis decisões”, comentou.

Por sua vez, o deputado João Cardoso (Avante) defendeu que a poligonal da Fercal seja revista, pois parte dos limites da localidade confundem-se com a região administrativa Sobradinho II. “É necessário um plano urbanístico para trazer tranquilidade”, indicou.

Administrador da Fercal, Fernando Madeira observou que a cidade que completa 67 anos, com cerca de 35 mil habitantes, passa por dificuldades, pois 91% da área é considerada macrozona rural, “o que inviabiliza uma série de projetos, como dotar a RA de equipamentos públicos, necessários ao seu desenvolvimento”, já que também não há áreas públicas disponíveis na localidade.

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Secretaria do Meio Ambiente e do Instituto Brasília Ambiental se sucederam para falar do papel de cada pasta no processo de regularização fundiária, dada a complexidade do caso da Fercal. Morador da região, Delson da Costa Matos resumiu: “Somos cidadãos sem endereço, morando numa cidade sem identidade”.

Marco Túlio Alencar – Agência CLDF

Mapa do site Dúvidas frequentes